
É óbvio que todo atleta e todo time deseja vencer, mas também é óbvio que em uma competição, para existir um vitorioso precisa existir um vencido. O que não é tão óbvio é porque nem sempre vence o time ou o atleta melhor preparado. A parte isso, vencer ou ser vencido exigem aprendizado. É o famoso “saber perder” e “saber ganhar”. Ou seja, é a ordem natural das coisas e exige esportividade e respeito à modalidade, qualquer que seja, reconhecer o vencedor e saber respeitar. Entretanto, nada disso deve influenciar na vontade de vencer do atleta. Algo mais intrínseco e presente na sociedade deste as raízes da cultura humana.
A vontade de vencer
Ganhar ou perder, acaba sendo uma consequência de uma série de fatores e variáveis que muitas vezes são difíceis de controlar. Porém, quanto melhor preparado estiver o atleta e seu time, maiores serão as chances de alcançar uma vitória.
A vontade, como um sentimento intrínseco do ser humano, sofre alterações de duração e intensidade, interferindo significativamente no desempenho do atleta e em seus resultados.
Na maioria das vezes, por mais ilógico que possa parecer, o atleta sabe que precisa ter vontade, mas não a tem em intensidade ou pelo tempo necessário. Isso acontece principalmente em seu dia a dia, onde o atleta está se preparando para sua próxima disputa do campeonato.
Como desenvolver essa vontade?
Ter ou desenvolver essa legítima vontade também depende de uma série de fatores. É bastante comum essa vontade aumentar quando o time precisa vencer pois já sofreu algumas derrotas ou quando o atleta faz um bom jogo ou passa por uma boa fase.
Porém, um atleta não pode ficar dependente da necessidade de vencer ou de bons resultados para aumentar sua vontade. Essa vontade deve ser desenvolvida pelo atleta, preferencialmente junto com seu coach, até estar impregnada em seu DNA em forma de garra e determinação.
Essa garra e determinação, fará com que o atleta cumpra suas tarefas diárias com o máximo empenho e desempenho, sendo um dos fatores que o diferenciam dos demais atletas, tornando-o um atleta de alta performance.
A importância de um coach e a vontade de vencer
Atualmente a preparação mental é fundamental para o sucesso nos esportes de alto rendimento. Não é à toa que os clubes mais bem-sucedidos e não apenas atletas estão investindo em coaches para aprimorar a capacidade cognitiva de seus atletas e técnicos. Isso porque, o trabalho bem feito gera uma base sólida para o aprendizado contínuo e sustentável. O método desenvolvido por Marco Tyskowiski é baseado em estudos recentes na área, aliados ao seu espírito competitivo. Dentre os pontos positivos, podemos destacar:
- Ambiente favorável ao aprendizado;
- Redução de conflitos e aumento de produtividade;
- Mudança de Mentalidade;
- Aumento da capacidade de liderança;
- Melhoria na Comunicação;
- Aquisição de hábitos e comportamentos mais assertivos;
- Melhor desempenho dos atletas;
- Maior equilíbrio emocional e mental;
- Valorização pessoal e profissional.
Assim, seu trabalho auxilia atletas e entidades a adquirir hábitos e comportamentos mais assertivos. Além de, aumentar o equilíbrio emocional e mental e valorizar tanto a vida pessoal quanto a profissional. Dessa forma, seu processo trabalha com propósitos específicos e metas realistas. Como resultado disso, o ambiente se torna mais favorável ao aprendizado, impactando diretamente no desempenho dos atletas e nos resultados finais do clube.
Não perca mais tempo! Preencha o formulário que logo entrarei em contato com você
Preencha o Formulário