
Vitória e derrota são duas metades do mesmo fruto, mas com sabores bem diferentes. Isso porque, uma metade é doce e agradável, como uma laranja madura. Por outro lado, a outra metade é azeda como um limão. Por isso, lidar com a vitória é muito mais fácil do que lidar com a derrota para a grande maioria dos atletas. Mas, como age um Atleta de Alta Performance após uma derrota? E você? Como ficam os seus pensamentos e sentimentos após perder um jogo?
Vitória x Derrota
Em primeiro lugar, a vitória traz sentimentos de alegria, prazer, satisfação, confiança, poder e muitos outros sentimentos agradáveis. Logo, a derrota vem normalmente acompanhada de sentimentos opostos, produzindo baixa autoestima e causando uma desordem generalizada na mente do atleta. Isso porque, após uma derrota, uma enxurrada de sentimentos provocam uma erupção de pensamentos, que são imediatamente transformados em ações. Dessa forma, alguns atletas se calam e se fecham, outros esbravejam. Por outro lado, há também os que ficam agressivos e os outros que procuram acalmar, solidarizar ou consolar os colegas. Além disso, todo o cenário pós-derrota será construído conforme o momento, a personalidade de cada atleta e a cultura do clube. Mas, de uma forma objetiva e produtiva, como é possível tirar proveito de uma derrota, além do conhecido clichê “vamos aprender com a derrota”?
Basicamente existem dois caminhos que possuem o mesmo começo. Primeiramente, após a derrota vem a dor da perda acompanhada do sofrimento. Entretanto, o sofrimento é algo muito subjetivo, pessoal e opcional. Afinal, cada um escolhe a intensidade e o tempo de duração do sofrimento. Portanto, neste ponto a compaixão e a aceitação da derrota começa a divisão dos caminhos que cada atleta irá percorrer: o da indignação e o do conformismo. Isso porque, é muito diferente o caminho de aceitar a derrota, mas não se conformar, do caminho de aceitar e se conformar.
Indignação x Conformismo
Em primeiro lugar, ao aceitar a derrota, mas permanecer indignado, mantém a busca pela vitória continua viva dentro de você, como uma usina atômica produzindo energia. Dessa forma, essa energia poderá ser usada para aprimorar ou desenvolver novas habilidades que te farão um atleta melhor. Mas, quando você aceita e se conforma com a derrota, há um relaxamento e você segue em frente mantendo o mesmo nível de energia. Portanto, com o passar do tempo e de novas derrotas, esse conformismo se torna cada vez mais natural. Assim, você pode até começar a dizer “na próxima vez vamos ganhar” como uma forma de consolo ou convencimento. Por isso, saber identificar os caminhos, canalizar os sentimentos e pensamentos para que se transformem em energia extra pode ser a diferença entre ganhar ou perder um jogo!
Conte com o Coach Marco Tyskowski
Quer saber como identificar e usar sua energia de forma mais produtiva? Contar com o auxílio de um coach esportivo experiente como o Coach Marco Tyskowski pode ser fundamental. Isso porque, seu método próprio foi desenvolvido e baseado nos mais recentes estudos da área e em seu espírito competitivo. Além disso, entendemos que para um atleta ter sucesso, ele não depende apenas de sua capacidade mental e emocional para suportar as pressões e cobranças externas. Mas, principalmente, em vencer a sua própria mente e manter-se em evolução constante. Uma vez que, sozinho, o atleta pode ir mais rápido, mas com seu Coach, ele chega mais longe!
Transforme-se em uma usina atômica e mantenha-se em Alta Performance!
Preencha o formulário ao lado que logo entrarei em contato.
Preencha o Formulário