Você estaria disposto a sacrificar sua saúde para alcançar o seu sonho? E a saúde mental? Já vimos que o stress e o alto impacto emocional, causados pelos esportes de alto rendimento, mexem com a mente de técnicos e atletas. Mas até que ponto isso pode ser considerado normal ou coerente? Leia abaixo e saiba mais sobre saúde mental em atletas de elite.
Saúde Mental em Atletas de Elite
A comunidade internacional acredita que, 13% da população em geral já experimentou algum tipo de desordem mental. Enquanto isso, no meio esportivo um em cada 3 atletas passam por essa experiência (cerca 30%).
O assunto ganhou tamanha relevância que um manual de instruções foi criado para orientar o desenvolvimento e a implementação. Este manual apresentou diversas iniciativas a fim de melhorar as práticas relacionadas à proteção e promoção da saúde mental e do bem-estar dos atletas de elite.
Apesar de seus talentos esportivos únicos, os atletas de elite não estão imunes a sofrerem algum tipo de distúrbio mental. Tais como: esgotamento, angústia, solidão, ansiedade, depressão, padrões alimentares pouco saudáveis, insônia e até mesmo o uso indevido de álcool ou drogas.
Sendo assim, o atleta de alta performance precisa saber lidar com as reviravoltas do esporte como lesões, derrotas ou vitórias, pressão por desempenho e resultado, mudança de clube e até transição de carreira. Já que todos esses fatores acarretam uma pressão muito grande e podem comprometer a saúde mental do atleta.
No parágrafo 6.3 dos Princípios de boa governança do Comitê Olímpico Internacional está escrito que “As organizações desportivas adotarão regras para a proteção da saúde dos atletas e para limitar o risco de colocar em perigo a saúde desses atletas”. Portanto, o atleta não está sozinho nesta, mas precisa se atentar ao sinais.
Ouça seu corpo
A comunidade esportiva também entende que saúde mental é algo pessoal e subjetiva, mas de um modo geral deve contemplar:
- uma sensação de bem-estar interno
- sentir-se alinhado com os próprios valores e crenças
- sentir-se em paz consigo mesmo
- sentir-se positivo e otimista em relação à vida
Alguns sintomas de que a saúde mental do atleta não está em dia podem incluir pensamentos negativos que vão se tornando constantes. E emoções ou comportamentos que causam sofrimento e que interferem no desempenho esportivo.
Assim, reconhecer esses sinais e criar uma cultura que apoie a busca por ajuda é importante para melhorar a compreensão. E dessa forma, criar a consciência de que a saúde mental dos atletas deve vir em primeiro lugar.
Quer saber mais? Faça contato! Juntos cuidaremos da saúde mental dos seus atletas.
Preencha o Formulário