
Você é pai de um jovem atleta ou é um jovem atleta acompanhado de seus pais? Bom, se você acompanha seu filho durante essa longa jornada já deve conhecer muitos percalços enfrentados por ele. Além disso, há as dificuldades em ser pai e mãe observar todos esses processos e infelizmente não poder fazer muito para acelerar ou auxiliar. Uma vez que essa jornada muitas vezes é solitária e um caminho único. Assim, este texto é justamente para vocês, pais de jovens atletas e como vocês podem auxiliar na jornada.
Pais de Jovens Atletas
Segundo o autor do livro “Psicologia aplicada al deporte”, Jean W. Willians, diz a influência que os pais exercem sobre seus jovens filhos atletas é inegável. Até porque são os pais que normalmente direcionam e acompanham seus filhos na iniciação esportiva. Assim, o autor faz alguns comentários sobre o que ele chama de tipologia dos progenitores. Ele divide basicamente os 5 tipos de pais de atletas:
1- Pais treinadores: Acreditam entender o esporte que seu filho pratica. E portanto, com frequência fazem sugestões ou orientações que, por vezes, interferem ou até contradizem o planejamento de treinos do técnico.
2- Pais críticos: Nunca estão satisfeitos com a atuação do seu filho, supervisionando e criticando os resultados obtidos.
3- Pais super expressivos: Se descontrolam na torcida, manifestando seus pensamentos em voz alta. Ou seja, acabam se excedendo em suas manifestações.
4- Pais preocupados demais: Tem excessiva apreensão do que possa acontecer a seu filho na prática do esporte.
5- Pais desinteressados: Demonstram pouco interesse pela atividade de seus filhos. Ou seja, não acompanham e nem demonstram preocupação ou interesse.
Orientações aos Pais
Já o autor Gordillo, identifica 4 áreas como fundamentais na orientação aos pais:
1- Controle das próprias emoções e estímulo às emoções positivas dos filhos;
2- Aceitação do papel do treinador;
3- Aceitação dos êxitos e dos fracassos, estando orientado para motivar seu filho;
4- Dedicação e interesse que favoreçam o desenvolvimento positivo das atividades esportivas do filho.
Além de Gordillo, Dosil, autor do livro “Detección de talentos desportivos”, também especifica os pais. Para ele, eles devem adotar algumas condutas fundamentais antes, durante e depois dos jogos:
– Antes da competição: Oferecer segurança e mostrar-se alegre. E mostrar a competição como uma possibilidade de superação, assim como o esporte como uma atividade positiva.
– Durante: Transmitir segurança, animar, reforçar as boas ações. E não criticar os erros.
– Depois da competição: Escutar, mostrar emoções adequadas ao contexto. E quando possível, estimular o positivo e não insistir excessivamente no negativo.
Conclusão
Sendo assim, a boa comunicação entre pais e técnico também é importante para reduzir as tensões. E dessa forma, deixar claro os objetivos pretendidos para os atletas nos treinamentos ao longo da temporada.
Em síntese, a principal orientação aos pais é que os mesmos se concentrem mais nos aspectos relacionados ao desenvolvimento (objetivos de realização/desempenho) e menos nos objetivos de resultados.
Quer saber mais? Faça contato! Juntos encontraremos o melhor caminho para o desenvolvimento do seu jovem filho atleta.
Preencha o Formulário