O treinador estressado

o-treinador-estressado-blog-coach-marco-tyskowiski

Segundo os livros de psicologia do esporte: o treinador deve sempre oferecer orientações e instruções precisas. Além disso, ele não deve se tornar um ser emocionalmente desregulado, frustrado, irritado que está sempre repreendendo seus atletas. Uma vez que, um técnico desregulado é um dos principais fatores de estresse competitivo que afeta os atletas. Mas, e você, já teve um treinador estressado?

O treinador estressado

Em primeiro lugar, os atletas devem instruir-se de recursos para enfrentar o estresse competitivo. Por outro lado, o treinador também deve incorporar mecanismos para conseguir atuar de forma efetiva antes, durante e depois de uma partida. Uma vez que, ele é uma peça fundamental para que seus atletas atinjam os melhores e mais altos níveis de desempenho. Além disso, como líder supremo de uma equipe, o ele pode orientar e redirecionar as emoções de seus jogadores ou agir negativamente sobre elas. Dessa forma, um treinador estressado acaba desregulando ou bloqueando as emoções dos atletas.

Segundo o autor espanhol Valdés Casal, emoções e ansiedade também podem aparecer no treinador. Além disso, em seu livro Personalidade e Desporto, Valdés conclui que esses sentimentos afetam negativamente a comunicação do treinador e produzem mensagens contraditórias ou incoerentes. Ademais, durante muito tempo acreditou-se que os maus tratos e as punições eram as principais formas de adaptar os atletas às tensões das competições esportivas. Entretanto, como muitos atletas suportaram, ainda suportam e até conseguem apresentar bons resultados, essa cultura ainda persiste em alguns clubes. Inclusive, podendo ser esse um dos motivos que contribuem para que muitos atletas se aposentem tão cedo. 

Por outro lado, a exposição do atleta ao estresse competitivo é importante para que ele aprenda a gerenciar as incertezas e as mudanças que ocorrem durante uma competição. Mas, quando o seu treinador se torna o principal agente estressante, é sinal de que alguma coisa está fora do controle ou do processo de ensino e aprendizagem. Logo, quando o atleta continua exposto a situações de hostilidade, o resultado pode ser o oposto do desejado, criando atletas emocionalmente desregulados e mentalmente vulneráveis.

Lide com o estresse com ajuda do Coach Marco

Por fim, ao invés de ser um agente estressante, o técnico deve criar meios de preparar o atleta para ser capaz de resolver os desafios de enfrentar o estresse competitivo. Como, por exemplo, ele poderá simular as condições de jogo de forma cautelosa e progressiva. Mas, lembremos também que o técnico é, assim como seus atletas, um ser humano. Logo, ele está em constante aprendizado e evolução. Além disso, atualmente, novos estudos e pesquisas surgem na área esportiva, trazendo novos conhecimentos e novos profissionais. Dessa forma, o Coach esportivo é um desses profissionais que vem oferecendo novas ferramentas para expandir a mentalidade de clubes e atletas. Ademais, a presença desse profissional pode contribuir bastante para que clubes e atletas mantenham seu melhor desempenho. 

Portanto, contar com a metodologia criada pelo Coach Marco Tyskowski pode ser o diferencial para os atletas alcançarem suas melhores versões. Isso porque, durante o processo, ele estará em constante evolução, aumentando seu capital mental, emocional, físico, intelectual e financeiro. Além disso, durante as sessões serão utilizados métodos de escuta qualificada, programação neurolinguística, juntamente com exercícios individualizados. Dessa forma, promovendo um maior equilíbrio emocional e mental, e valorizando tanto a vida pessoal quanto a profissional do atleta.

Quer saber mais? Preencha o formulário ao lado e juntos saberemos como melhor enfrentar os novos desafios do estresse competitivo.⚽🔥

Preencha o Formulário

Compartilhe

Enviar
Clique abaixo para enviar uma mensagem!