
Você faz ideia de como fica a cabeça de um atleta de alta performance? Não é raro vermos atletas, em algum momento de sua carreira cometerem algum tipo de deslize ou sofrerem algum distúrbio mental ou emocional. No texto abaixo vamos falar do preço da fama para alguns atletas.
A Ascensão
A vida de um atleta profissional começa cada vez mais cedo. Hoje, meninos e meninas que mal deixaram seus carrinhos e suas bonecas para trás entram em uma rotina alucinante de treinos e disputas por espaço e posição em clubes e associações esportivas.
Nessa disputa nem sempre vence o mais talentoso. Isso porque muitos fatores farão a diferença nessa corrida por um lugar ao sol.
A capacidade de comunicação é, sem dúvida, um dos principais fatores para que o atleta consiga atravessar esse árduo e concorrido caminho. E aqui estamos falando tanto da comunicação interpessoal como da comunicação intrapessoal.
Neste texto vamos nos ater mais à comunicação interpessoal. Ou seja, da comunicação do atleta com o meio à sua volta.
Mesmo depois de chegar no lugar desejado o atleta vai perceber que seu sucesso dependerá de sua capacidade em se comunicar e se relacionar com seus pares e superiores. Ou seja, sem um bom entrosamento, dificilmente sua carreira perdurará.
A Comunicação
Dessa forma, através da comunicação que o atleta vai se adaptando ao novo ambiente e à cultura do clube. E assim, conseguindo a tranquilidade mental necessária para desenvolver suas habilidades. Portanto, neste momento a presença de um coach esportivo pode facilitar muito esse entrosamento entre atleta e clube (entenda porque seu clube precisa de um).
Essa longa jornada, que começou lá na infância irá perdurar até depois que o atleta deixar de competir. Nesse meio tempo, que é relativamente curto, mas muito intenso, a fama pode cobrar um preço muito alto. E algumas vezes mais alto do que o farto salário que o atleta possa ganhar.
O Preço da Fama
Quanto maior a fama de um atleta, maior é a pressão de seus próprios pensamentos. E também se tornam mais potente as consequências de suas ações e comportamentos. Essa pressão e potencialidade se amplia ainda mais pelos meios de comunicação que estão a todo instante buscando notícias de seus ídolos.
Dessa forma, as pressões externas, responsabilidades, cultura do clube, cobrança por resultados, idolatria dos fãs e muitosoutros fatores vão mexendo com a cabeça do atleta e interferindo em sua performance. E por isso que alguns clubes já contam com a presença de um coach esportivo para que essa situação possa ser equacionada da melhor maneira possível.
Quer saber mais? Faça contato! Juntos sua fama trará muito mais alegrias do que tristezas.
Preencha o Formulário