
Um treinador pode criar um excelente plano de treino, mas se ele não for capaz de convencer seus atletas a se empenharem completamente, o seu projeto não terá eficácia. Assim como, se o atleta não estiver extremamente motivado a executar o plano elaborado, dificilmente os objetivos serão alcançados. Essa entrega e dedicação total é o que chamamos de adesão. Sendo assim, conheça mais sobre os indicadores de adesão.
Indicadores de Adesão
Geralmente, há uma alta adesão no início da temporada, mas que acaba diminuindo com o desenrolar do torneio por diversos fatores. Além disso, é importante entender que o nível de adesão é fundamental para alcançar os resultados desejados. Aliás, já mencionamos anteriormente a sua importância nos esportes de alto desempenho. Ademais, vale lembrar que a adesão também é importante nas tarefas extras. Tais como, exames médicos, nutrição adequada, sessões de psicologia ou coaching, preparação física e descanso adequado. Contudo, a participação não deve ser imposta, mas sim entendida e desejada pelos atletas.
Por outro lado, é importante entender que treinar muito nem sempre significa treinar melhor. Dessa forma, um atleta que participa de todas as atividades, mas não se sente motivado e não coloca 100% de sua energia também não está tendo adesão. Além disso, forçar mais do que 100% de adesão também pode ser prejudicial. Um exemplo disso, acontece com pais que exigem demais de seus filhos e acabam prejudicando suas carreiras ao invés de incentivá-las. Por isso, entender e respeitar as instruções do técnico é a melhor forma de manter o nível ideal de adesão.
Algumas intervenções que ajudam na manutenção dos altos níveis de adesão
Desenvolvimento da motivação
Em primeiro lugar, para desenvolver a motivação no atleta é preciso prestar atenção em seu interesse, empenho e envolvimento nos treinos. Além disso, é necessário efetuar a resolução de conflitos que possam afetar a sua motivação.
Fortalecimento diário da motivação
É interessante criar um ambiente agradável, com relações interpessoais satisfatórias, que incentivem o trabalho diário e desafios que visam o aprendizado fortalecem a motivação. Dessa forma, os atletas se sentem confortáveis e se divertem enquanto enfrentam os desafios.
Gestão de situações estressantes durante o treino
É necessário ter o controle do ambiente de treino, gerenciando possíveis situações ambíguas, dificuldades, conflitos ou novidades. Além disso, é preciso estar atento a qualquer modificação de crenças e atitudes relevantes dos atletas.
Gestão de regras e orientações para o comportamento de adesão
Por fim, para buscar uma melhoria das atitudes dos atletas em relação à adesão é preciso estabelecer planos adequados para comportamentos de adesão e não adesão.
Gerencie a adesão de seus atletas com o Coach Marco
Por fim, a cultura do clube e o ambiente interferem diretamente no nível de adesão dos Atletas. Logo, deixar claro quais comportamentos e indicadores definem o nível de adesão evitará que cada membro da equipe interprete de uma forma diferente. Por isso, é preciso que essas condutas sejam compreendidas por todos os membros da organização. Além disso, precisam ser gerenciadas tanto pelos atletas quanto pelo treinador. Caso contrário, é grande a possibilidade de que a produtividade e o clima da equipe sejam prejudicados. Por isso, é importante que esses fatores sejam cuidadosamente construídos desde o início da temporada, com o auxílio de um Coach esportivo. Assim, contar com a metodologia criada pelo Coach Marco Tyskowski pode ser o diferencial para os atletas alcançarem suas melhores versões. Isso porque, sua experiência na área aliada a sua metodologia focada no aprimoramento das habilidades e recursos mentais podem ser um diferencial valioso.
Quer saber mais? Preencha o formulário ao lado e juntos faremos os indicadores de adesão permanecerem sempre altos!
Preencha o Formulário