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Em primeiro lugar, a comunicação é a principal competência de um líder e sua capacidade de atribuir ou receber feedbacks é parte dessa importante habilidade. Portanto, se os líderes de seu clube não têm o hábito de dar e solicitar retornos, é aconselhável desenvolverem essa habilidade. Mas, e você, como está sua habilidade de dar e receber feedback?

Feedback

Geralmente, reuniões de feedbacks são esporádicas e motivadas por algum acontecimento específico. Entretanto, o ideal é que elas façam parte do calendário de ações previstas no planejamento do clube. Isso porque, o feedback é importante para que o atleta saiba como ele está sendo avaliado. Dessa forma, é possível proporcionar uma perspectiva sobre o que foi e como foi realizado. Como também, qual a melhor forma de continuar desempenhando seu papel e função dentro do clube. Além disso, esse feedback precisa ser descritivo e conter informações embasadas em dados concretos e objetivos. Pois, afastaria os comentários da perspectiva pessoal do treinador ou de quem estiver dando o feedback. 

Dicas para as reuniões de feedback

O traço descritivo objetivo é essencial principalmente com as gerações mais jovens. Uma vez que, não foram criados para obedecer ordens ou responder “sim, senhor”, mas sim questionar. Por outro lado, com os membros das gerações “Y” e “Z”, o feedback descritivo deve ser direto, sem demora. Além disso, deve indicar as condutas que eles devem manter e aprimorar, como também comportamentos que devem incorporar ou eliminar. Ademais, com os membros da geração “X”, o modo de comunicação deve ser mais equilibrado. Sendo assim, é interessante combinar ações positivas no início com feedbacks construtivos e incluir estratégias que possam beneficiá-los. Entretanto, com os Baby Boomers, o uso da linguagem “politicamente correta” e o discurso controlado são aconselháveis. Por isso, deixe as críticas diretas de lado, incentive comportamentos a serem mantidos. Além disso, procure as melhores maneiras de introduzir gradualmente comportamentos a serem reforçados, adquiridos ou eliminados. 

Ademais, a reunião para entregar um feedback descritivo deve ser sempre feita de forma individual, e nunca em um grupo. Uma vez que, dependendo da geração que o atleta pertença e de seus traços individuais de personalidade, abordá-los como um grupo pode gerar constrangimento e desconforto. Por isso, a entrevista individual é o instrumento mais poderoso que um líder possui para poder compartilhar informações confidenciais com cada membro da equipe.

Melhore seus feedbacks com o Coach Marco

Por fim, as reuniões ou entrevistas com os atletas devem ser proativas, visando gerenciar seus registros comportamentais. Além disso, devem avaliar avanços e permitir a definição de novos objetivos de desempenho. Por isso, contar com um Coach esportivo experiente é um excelente investimento para que seu clube alcance a valorização e o destaque que procura. Ademais, contar com a metodologia desenvolvida pelo Coach Marco Tyskowski será o diferencial da sua equipe. Isso porque, durante o processo, seus atletas estarão em constante evolução, aumentando seu capital mental, emocional, físico, intelectual e financeiro.

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