Eganciedade

eganciedade

Você sabe o que é eganciedade? Se você nunca ouviu essa palavra e ficou curioso com o termo, no texto de hoje vamos falar sobre esse fenômeno tão comum entre atletas de alta performance.

Play Video

Eganciedade 

Ortograficamente, eganciedade nada mais é do que a junção de duas palavras: Ego e ansiedade! Se você preferir, pode chamar também de egoanciedade.

Tecnicamente é um fenômeno muito comum de acontecer entre atletas de alta performance. Principalmente com atletas mais jovens, inseguros ou que estão passando por uma fase difícil.

Tudo começa com uma expectativa pelo sucesso. Afinal, qual atleta não quer ter sucesso? Porém, na eganciedade essa expectativa vem principalmente do ego, que quer se satisfazer e deleitar com o sucesso de uma apresentação de gala, diante de sua torcida ou espectadores que ele julgue importantes para ele, ou até mesmo diante de uma data especial.

Dessa forma, ele vai nutrindo sua imaginação e o desejo de realizar uma ótima competição e, principalmente, ter reconhecimento e fama.

Lembre-se que esse fenômeno é comandado pelo ego do atleta, uma parte de sua psique que sente satisfação e tem necessidade de ser o centro das atenções.

Essa imaginação vai crescendo e se transformando em uma ansiedade, tomando conta dos pensamentos do atleta, que passa a ter como principal sentimento a vontade de ser o melhor jogador da partida ou ao menos se destacar.

Muitas vezes o atleta não tem consciência desse fenômeno que é criado pelo seu ego, pois esse sentimento nasce juntamente com o desejo legítimo de vencer e fazer uma boa competição. Também não é raro o atleta negar que tal fenômeno aconteça com ele. Mas o pior ainda está por vir.

Quando chega o momento da competição, o ego sequestra o córtex cerebral do atleta (para isso veja o artigo sequestro cerebral) e começa a comandar o que ele havia imaginado ser sua apoteose na partida. Mas, na grande maioria das vezes não é isso que acontece.

Sem a concentração necessária, uma vez que seus pensamentos estão voltados para a expectativa criada pelo seu ego, suas respostas psicomotoras, como movimentos e tempo de reação não são os melhores e, logicamente, seus resultados também não.

Nesse momento, sem conseguir o resultado que queria, o ego desaba trazendo uma enorme frustração no lugar da tão sonhada realização, deixando ao atleta a difícil tarefa de se reerguer. Abandonado pelo ego, o atleta se vê sozinho em meio a uma situação turbulenta sem saber o que fazer.

Quando se trata de uma competição coletiva, onde é possível substituir esse atleta por outro, um resultado coletivo positivo pode, ou não, ajudar esse atleta a esquecer essa frustração. Mas, existem algumas circunstâncias onde o fenômeno da eganciedade afeta vários atletas dentro de uma equipe, trazendo grandes prejuízos.

Quer saber mais? Acesse minha página: www.coachmarco.com.br ou faça contato! Juntos iremos desenvolver as importantes habilidades em seus jogadores para vencer a eganciedade.

Preencha o Formulário

Compartilhe

Enviar
Clique abaixo para enviar uma mensagem!