
Você sabe qual é um dos principais componentes da força mental de um atleta? Pois o desenvolvimento atitudinal é um desses principais componentes. Leia no texto abaixo e saiba mais!
Desenvolvimento Atitudinal
Atitude é uma disposição vital que o atleta deve ter para conseguir reagir nas mais diferentes situações esportivas.
Entretanto, essa disposição vital é um estado mental transitório, dinâmico e susceptível à mudanças, inclusive em seu nível de energia e potência.
Segundo Diego e Sagredo, autores do livro “Jugar com ventaja”, um dos principais axiomas cognitivos-comportamentais é formado pelo conjunto pensar-sentir-agir. Ou seja, pensamentos positivos, geram sentimentos positivos que vão gerar ações positivas. Portanto, cuidar dos seus pensamentos é fundamental para ser um atleta mentalmente forte.
Auto-confiança
Outra variável importante no desenvolvimento atitudinal é a auto-confiança. A autoconfiança nada mais é do que a crença de que “somos capazes de fazer algo”. Sendo assim, ela normalmente está baseada em nossas habilidades de executar alguma coisa com êxito.
A autoconfiança pode ser dividida em três níveis: Escassa, ideal e excessiva. E, como você deve ter percebido, dentre os três níveis apenas um é o ideal. Ou seja, o excesso de autoconfiança é tão prejudicial quanto a falta dela e vai interferir diretamente no comportamento do atleta.
É bastante comum vermos times extremamente autoconfiantes perderem jogos para outros times que, por não terem tanta confiança se prepararam muito melhor para a partida.
Atenção e Concentração
Além da autoconfiança, o atingimento de um alto nível de desenvolvimento atitudinal e consequentemente da força mental de um atleta dependerá de sua capacidade em treinar atenção e concentração.
Enquanto a atenção é a capacidade de perceber vários estímulos ao mesmo tempo, a concentração é o fechamento dessa atenção em um único ou em um número muito reduzido de estímulos. É importante que o atleta consiga combinar o uso dessas duas habilidades e migrar de uma para outra com facilidade.
A fases do desenvolvimento atitudinal
Durante o desenvolvimento atitudinal o atleta pode passar ou transitar por 4 fases:
Atitude de desistência, atitude evasiva ou apática, atitude de bloqueio ou explosiva e atitude desafiadora, quando o atleta está com baixa intensidade e baixa energia emocional negativa. Seu pensamento característico é “Eu não quero mais fazer isso”.
Na atitude evasiva ou apática, em que atleta está com baixa intensidade e baixa energia emocional positiva, seu pensamento característico é “Eu não me importo com isso”.
Na atitude de bloqueio ou explosiva, o atleta está com alta intensidade e alta energia emocional negativa. Assim, seu pensamento característico é “Eu quero fazer, mas não sei como e isso está me deixando nervoso”.
Na atitude desafiadora, o atleta está com alta intensidade e alta energia emocional positiva. Seu pensamento característico é “Vou continuar até conseguir ou vou melhorar ainda mais”.
Nessas quatro fases, os traços comportamentais são bastante distintos e a presença de um Coach esportivo é fundamental para que o clube possa auxiliar seus atletas da melhor maneira possível.
Quer saber mais? Faça contato! Juntos buscaremos o melhor desenvolvimento atitudinal de seus atletas.
Preencha o Formulário