
Qual a diferença entre um operário de uma multinacional e um atleta de alta performance? Em alguns aspectos eles são bem parecidos, em outros bem diferentes! Assim, um desses pontos em comum é o comprometimento com o trabalho. Seja de forma verbal ou com um contrato de trabalho. E dessa forma, como qualquer contrato, as partes devem cumprir com a sua parte do combinado.
Como definir as cláusulas desse contrato?
Antes de tudo, você, gestor de um clube, deve deixar claro nas cláusulas do contrato o que é esperado do atleta contratado. Isso porque se você contrata o atleta, mas não diz exatamente o que espera que ele cumpra, abre-se brecha para muitas interpretações. E assim, se os objetivos planejados não forem claramente comunicados, acompanhados e avaliados, os resultados dificilmente serão satisfatórios. É aquele ditado: se não sei para onde estou indo, qualquer caminho já vale.
Além disso, o planejamento não é algo que se faz antes da temporada e depois fica guardado até a próxima temporada. Portanto, ele deve-se sempre avaliá-lo e ajustá-lo diariamente com base nos resultados de desempenho. Você lembra que já falamos sobre os objetivos de resultado e objetivos de desempenho?
O papel do atleta no contrato de trabalho
A maioria dos atletas, assim como a maioria dos operários, precisam ser estimulados à produzirem em alta performance. E esse estímulo passa pelo planejamento e pelas avaliações periódicas que também já comentamos. Por exemplo, na sua empresa existe uma cultura de reunião de feedback?
Dessa forma, com esses respaldos e avaliações periódicas, objetivo se torna a evolução das habilidades do atleta, que, assim como os operários em uma multinacional, acaba sendo o protagonista dos bons e maus resultados da empresa.
Porém, precisamos entender que a responsabilidade por esses resultados é compartilhada com seus gestores. Ou seja, apenas cobrar resultados não é mais o suficiente para alcançar uma posição de destaque.
Assim, como uma empresa precisa de um gerente, que suporte sua equipe, a complexidade dos embates esportivos também exige um trabalho conjunto. Neste caso, envolvendo profissionais de várias áreas, incluindo o coach esportivo.
Conte com o coach Marco Tyskowiski
Com um olhar mais holístico, o coach consegue auxiliar e ajustar pontos que passam desapercebidos. Isso porque a maioria das pessoas envolvidas e engajadas nas tarefas diárias de um clube ou associação esportiva acabam por focar em outros pontos.
Sendo assim, a maioria das derrotas seriam vitórias se os detalhes estivessem sido adequadamente trabalhados. No fim do dia, os detalhes que levam clubes ao rebaixamento ou ao lugar mais alto do pódio.
Assim, para corrigir esses detalhes passamos pela mudança da mentalidade das pessoas envolvidas no processo. E o profissional capacitado para realizar essa mudança é o coach esportivo.
Ao mudar a mentalidade, as cláusulas do contrato de trabalho podem mudar. Assim como também mudam as cláusulas interiores na cabeça do atleta. Sem essa mudança, nada muda. Nem os resultados!
Quer saber mais? Entre em contato! Mude sua mentalidade e seus resultados mudarão também.
Preencha o Formulário