
Você se julga um bom comunicador? Tudo que você conseguiu até hoje e ainda pretende conseguir, dependeu e dependerá de sua capacidade de comunicação. Mas a capacidade de se comunicar vai muito além da habilidade de saber falar. Ela envolve a capacidade de saber escutar e se fazer entender. E a essa altura, sabemos que isso influencia diretamente no trabalho em equipe. Seja você o líder ou o liderado. Portanto, o texto abaixo traz diversos pontos a respeito da comunicação interpessoal.
Comunicação Interpessoal
Todos que querem o lugar mais alto do pódio no esporte de alto rendimento devem se atentar para sua própria capacidade de comunicação. Antes de tudo, vale ressaltar que a capacidade de se comunicar é uma das mais prejudicadas, principalmente durante uma competição. Devido ao impacto emocional que as competições causam.
Como já vimos, as emoções se desregulam, principalmente durante as competições mais difíceis. E assim, causam uma avalanche de reações, onde a comunicação assertiva dá lugar aos gritos e ofensas ou aos bloqueios e falta de ação. Ou causam crises na comunicação intrapessoal. (saiba mais)
Esses extremos de comunicação, inibição ou agressão, são constantes nas competições esportivas. O stress e o impacto emocional inerentes às disputas causam isso nos atletas, mas também pela falta de treinamento em comunicação.
Em seu papel de líder, o técnico tem que estar sempre consciente de que a todo momento o processo de comunicação está acontecendo. Seja por excesso ou por falta de estímulos verbais ou corporais, através de gestos, palavras, emoções ou silêncio.
Para isso, técnicos e atletas devem aprender a se comunicar em situações estressantes. Assim, ganha força a necessidade de um modelo de comunicação e de treinar modelo, simulando um ambiente de jogo.
Modelo de Comunicação
Um modelo de comunicação deve ser baseado em questões simples e possíveis de serem treinadas e alcançadas.
Durante uma competição, em momentos críticos, todos falam ao mesmo tempo. E em outros momentos, principalmente em situações desfavoráveis, ninguém fala.
O modelo de comunicação deve contemplar quem será o comunicador, o que ele deverá comunicar, quanto ele deverá comunicar e como ele deve fazer essa comunicação.
Dessa forma, o técnico deve determinar quem se responsabilizará pela comunicação durante o jogo e que todos os atletas saibam disso.
A falta de comunicação efetiva, que normalmente acontece em situações estressantes, afeta o desempenho dos atletas e o resultado da equipe.
Mas, o objetivo da comunicação não é perturbar o atleta que cometeu um erro ou recompensar o que obteve êxito.
Portanto, saber o que comunicar é tão ou mais importante do que definir os responsáveis pela comunicação. Uma que a mensagem entregue deve conter orientações táticas precisas e não avaliações emocionais.
O que considerar quando comunicar
Sobre a quantidade de informação, deve-se levar em conta que em uma competição os atletas estão em um estado emocional que não favorece a assimilação e o processamento de grandes quantidades de informações. Portanto, a quantidade deve ser pequena e esclarecedora.
Completando o modelo de comunicação, chegamos ao como entregar a mensagem. A ciência da comunicação diz que uma mensagem produz maior impacto quando se compõe de um elemento verbal e um não-verbal. Focando para que ambos potencializem a mensagem.
Quer saber mais? Faça contato! Juntos potencializaremos a comunicação e os resultados de sua equipe.
Preencha o Formulário