
Qual seu nível de concentração nos treinos de repetição? Repetir um comportamento por várias vezes sem precisão ou na intensidade errada vai proporcionar a automatização um comportamento disfuncional. Portanto, saiba a importância e como corrigi-los.
Comportamento Disfuncional
Quando o atleta executa um grande número de repetições de um movimento técnico complexo sem se preocupar em seguir instruções técnicas precisas, ele acaba automatizando um movimento imperfeito. E isso acontece principalmente quando o objetivo do atleta é terminar o exercício sem se preocupar com a qualidade da execução.
Distrações, variações de intensidade e falta de concentração também contribuem para que a automatização do movimento se faça de forma disfuncional.
Portanto, o treino repetitivo requer muita energia, atenção e trabalho mental contínuo. O atleta corre um sério risco de estar treinando o erro ao invés de treinar o acerto se não se atentar a esses aspectos.
Por isso, recomenda-se que o atleta domine a técnica de execução do movimento antes de iniciar os treinos de repetição. Dessa forma, ele treinará e automatizará os movimentos corretamente.
Em alguns casos, a aprendizagem também pode implicar em desaprender comportamentos assimilados anteriormente. Por isso a importância do técnico na formação e evolução do atleta, orientando e corrigindo seus movimentos.
O que levar em conta
Portanto, para evitar comportamentos disfuncionais, antes de iniciar os processos de treinos de movimentos repetitivos, o atleta deve apresentar as seguintes condições:
- Domínio as habilidades técnicas do movimento que irá repetir;
- Condições físicas adequadas para suportar o esforço exigido nos treinos de repetição;
- Disposição mental e emocional para realizar o treino de repetição.
Ou seja, o treino de repetição não conseguirá consolidar o comportamento desejado e o processo de automatização sem essas condições.
Treino de Repetição
Sendo assim, a prática repetitiva de um movimento costuma desgastar a motivação do atleta. E por isso acaba sendo importantíssimo que o atleta invista mais energia física e mental para conquistar os objetivos desejados.
Até porque algumas estratégias mentais podem ser a diferença entre o atleta evoluir ou não nos treinos de repetição. E um coach esportivo pode auxiliar muito nesse momento.
Dentre as estratégias que o atleta, juntamente com seu técnico, pode usar para tornar esse processo mais atraente e agradável, estão: a moldagem e a modelagem na fase de aprendizagem, o uso de técnicas de concentração e superação de fadiga na fase dos treinos de repetição.
Quer saber mais? Faça contato! Juntos trabalharemos para eliminar os comportamentos disfuncionais!
Preencha o Formulário