
É comum encontrar pessoas que ficam ansiosas ao saber que passarão por uma avaliação. Além disso, gerações mais velhas associam as avaliações a sentimentos de cobrança e reprovação, em vez de estabelecerem conexão com a orientação e apoio. Porém, esse sentimento, que muitas vezes é gerado nas escolas, foi transferido para o esporte. Dessa forma, afetando o desempenho de muitos atletas. Mas, e você, como se sente ao saber que passará por uma avaliação esportiva?
Avaliação esportiva
Em primeiro lugar, as avaliações esportivas são um conjunto de ferramentas utilizadas para determinar o nível de desenvolvimento das habilidades adquiridas. Além disso, auxilia na transferência para os estágios mais avançados de treino. Portanto, são necessárias, positivas e trazem muitos outros benefícios. Como, por exemplo, o de orientar e corrigir comportamentos esportivos falhos ou ineficazes. Uma vez que, elas fornecem dados que servem para validar ou corrigir a direção do processo de formação comportamental, tão necessário para a evolução do atleta e do time. Além disso, o próprio treino também deve ser avaliado quanto à sua efetividade para o desenvolvimento das habilidades dos atletas e da evolução do time.
Ademais, hoje em dia, a tecnologia oferece um mundo praticamente infindável de fórmulas e métodos avaliativos ligados ao esporte de alto rendimento. Portanto, se sua mentalidade estiver ligada a velha forma de encarar as avaliações, certamente você sofrerá consequências. Uma vez que, esse padrão de pensar e interpretar as avaliações esportivas já está ultrapassado. Felizmente, as novas gerações estão vendo as avaliações como algo bastante normal e positivo.
Os métodos quantitativos foram os primeiros a serem inseridos nos processos de avaliação. Entre eles estão, quantidade, volume, tempo, distância percorrida, consumo metabólico, dentre outros. Mas, atualmente, em decorrência da tecnologia, estão muito mais precisos e adaptados às realidades de cada esporte. Entretanto, surgiu a necessidade de obter informações mais completas, por isso, os clubes passaram a incluir métodos qualitativos de avaliação. Dessa forma, é possível registrar as informações mais subjetivas, que interferem na qualidade do treino e jogos. Tais como, entrevistas pessoais, reuniões de grupo, registros de desempenho, autorrelatos e outros métodos complementares. Assim, os clubes obterão resultados e informações mais completas referente ao desempenho dos atletas e da equipe.
Conte com o Coach Marco
Por fim, contar com a presença de um coach esportivo pode auxiliar na implementação das avaliações qualitativas em um clube. Isso porque, ele auxiliará o técnico para que ele tenha dados quantitativos e qualitativos para tomar decisões mais eficazes. Uma vez que, não apenas as avaliações esportivas evoluíram como também o papel do atleta em sua própria avaliação. Sendo, atualmente, muito mais ativo e comprometido com seus índices e resultados. Além disso, contar com a metodologia criada pelo Coach Marco Tyskowski pode ser o diferencial para os atletas alcançarem suas melhores versões. Pois, durante o processo, ele estará em constante evolução, aumentando seu capital mental, emocional, físico, intelectual e financeiro.
Quer saber mais? Preencha o formulário ao lado e juntos trabalharemos para que seus índices de avaliação se transformem em índices de evolução.🚀📈
Preencha o Formulário