
Você está um atleta mediano ou você é um atleta de alta performance? A resposta para essa pergunta é bastante simples, mas compreender porque um atleta mediano tem dificuldades em se tornar um atleta de alta performance é um tanto quanto complexo.
Resultados: a métrica definitiva para atletas de alta performance
Antes de tudo, é importante definir: o que faz um atleta de alta performance são os resultados. Por exemplo, enxergarmos facilmente os resultados dos astros do esporte mundial ou mesmo nacional. Portanto, esses resultados acabam fazendo parte das estatísticas e da história. Sendo assim, apesar das exceções, é por isso que os atletas de alta performance normalmente têm os maiores salários.
Compreender exatamente o que os tornam atletas diferentes dos demais e, como é possível chegar ao menos próximo deste patamar é o grande desafio do atleta mediano.
O Engano da autoavaliação: quando o atleta mediano se vê como excelente
Um dos primeiros passos é se enxergar como um atleta de resultados medianos e não se conformar com isso. Ou seja, consciência e inconformismo já é um bom começo se você quer ser um atleta de alto rendimento.
Sendo assim, sem ter consciência de seu real estado atual, você pode se achar um atleta de alta performance e ficar em uma zona de conforto, com os mesmos comportamentos. E assim, acaba mantendo os mesmos resultados que para você são resultados de alta performance.
Embora pareça ser lógico que um atleta não se conforme com seus resultados medianos, são inúmeros os atletas que se enxergam como atletas de alta performance. Uma vez que eles acreditam que seus resultados assim são, mesmo estando longe dos melhores índices ou recordes.
Além disso, existem também aqueles que sabem que seus resultados são medianos, mas estão satisfeitos com isso, muito embora possam até se dizer insatisfeitos.
Portanto, essa confusão ou engano mental, mesmo que inconsciente acaba atrapalhando a carreira do atleta. Não é o que você diz, mas sim seu comportamento, suas atitudes e seus resultados que irão mostrar se você é um atleta mediano ou de alta performance.
A Tripla Conexão: pensar, sentir e agir no desempenho esportivo
As atitudes estão sempre alinhadas aos sentimentos/emoções que estão alinhadas com os pensamentos. É o axioma citato por Diego e Sagredo: pensar, sentir e agir.
Os atletas de alta performance usam seus sentimentos e emoções como combustível para seus comportamentos e ações de alta performance. Eles pensam em alta performance, sentem em alta performance e agem em alta performance.
Já o atleta mediano, pensa mediano, sente mediano e age mediano. É incompreensível para ele pensar, sentir e agir em alta performance. Transpor essa barreira dos resultados medianos para os resultados de alta performance é um grande desafio pois o atleta tem que romper barreiras que muitas vezes ele não consegue enxergar ou acredita não ser possível superar.
Quer saber mais? Faça contato! Juntos transformaremos seus pensamentos medianos em pensamentos, sentimentos e comportamentos de alta performance.
Preencha o Formulário