
Você já percebeu como na grande maioria das vezes, seu ponto de vista é sempre coerente e suas críticas são sempre pertinentes ou construtivas? Entretanto, isso não torna você o detentor da razão sempre. E tampouco, invalida palpites ou críticas que nã venham de você. Portanto, o atleta sempre ter uma razão crítica coerente. Saiba abaixo como desenvolver.
Não se mexe em time que tá ganhando?
Nos esportes coletivos, o clima de grupo é fundamental para que todos possam evoluir de forma saudável. E para que time possa atingir altos níveis de desempenho que não seriam possíveis em um ambiente sem harmonia.
Entretanto, para criar e manter esse bom clima requer trabalho, dedicação, atenção. E muitas vezes, o grupo precisa de um esforço extra para que as diferentes personalidades consigam, se não mudar profundamente, ao menos enxergar de forma diferente. Seja aquilo que até então era imperceptível ou imutável.
Isso porque muitos técnicos e atletas construíram ao longo de suas carreiras uma personalidade que dá base e sustentação para seu desempenho e performance. Sendo assim, o simples fato de falar em mudança, por menor que seja, pode causar desconfiança, receio, medo ou até aversão.
Como encarar as mudanças
Naturalmente, todos nós estamos mudando nossa personalidade a cada novo evento. E este evento pode ser um acontecimento ou um simples pensamento. Dessa forma, em qualquer um dos dois casos, toda vez que fazemos uma análise estamos também decidindo se mantemos ou não nosso ponto de vista. Portanto, mesmo quando decidimos manter, acrescentamos uma nova camada desse mesmo ponto de vista. E assim, ele já não é mais o mesmo.
O fato é que poucas pessoas gostam de mudar seu ponto de vista. E normalmente estão se defendendo através da razão ou da crítica.
Embora possa parecer um assunto filosófico, é isso que acontece a todo instante sem que percebamos na maioria das vezes nos ambientes de escritórios, residências, escolas e também nos ambientes esportivos. Inclusive nos esportes de alta performance.
Mas a diferença é que nos esportes de alto rendimento estão envolvidos muita paixão e alguns milhões de dólares. E dessa forma, o assunto ganha uma certa relevância.
Como desenvolver uma razão crítica
Alguns clubes preferem não se envolver com essa construção de um ótimo clima entre seus jogadores e técnicos. Isso porque acreditam que um elenco talentoso e recheado de craques é o suficiente para conquistar seus objetivos.
Enquanto isso, outros clubes desenvolvem um trabalho no sentido de melhorar o clima organizacional, mas acabam ficando no convencional e obtendo resultados medianos.
Ou seja, criar um ambiente onde todos se sintam motivados a contribuir para uma evolução conjunta, agregando superação de metas e novas formas de pensar e agir, pode parecer um tanto utópico.
Na verdade, tudo irá depender do que você acredita. E também do quanto de energia está disposto a investir para que as mudanças aconteçam.
Quer saber mais? Faça contato! Juntos transformaremos a forma de pensar e os resultados do seu clube.
Preencha o Formulário