
Você consegue ler esse texto sem se distrair ou desviar sua atenção? As distrações são os fatores que mais tiram a atenção do atleta prejudicando sua capacidade de concentração e sua performance. Sem considerarmos os aspectos físicos ou fisiológicos como o cansaço ou algum tipo de distúrbio, as distrações acontecem devido a fatores ligados aos sentimentos e aos pensamentos. Saiba como driblar mais esse adversário!
Principais distrações
As distrações ligadas aos sentimentos são consideradas externas, pois são provenientes de fatores externos. Enquanto isso, as distrações internas são aquelas que se relacionam aos nossos pensamentos. Mas os principais sentimentos causadores de distrações são o tédio, a raiva e a precipitação/ansiedade.
Tédio
O atleta entediado fica sem motivação para os treinos e até mesmo para os jogos. Entretanto, o tédio normalmente acontece quando as metas ou os desafios estão muito fáceis ou muito difíceis de serem alcançadas. Por isso, metas muito fáceis causam desinteresse e quando elas são muito difíceis podem causar desânimo ou desistência. Portanto, ter metas desafiadoras e possíveis alcançáveis ajuda a reduzir as distrações.
Raiva
A raiva é outro sentimento que leva o atleta a tirar seu foco de onde deveria estar. Muito embora alguns atletas consigam canalizar sua raiva para o foco principal, a raiva domina a grande maioria dos atletas. Quando isso acontece, o atleta se desconecta do contexto principal e cria um novo contexto que o deixa cada vez mais distante do foco principal. Sendo assim, o atleta deve entender e trabalhar o quanto antes esse sentimento. Pois asim, ele terá condições de compreender, dominar e usar esse sentimento a seu favor.
Ansiedade
Já a ansiedade ou a precipitação aparecem quando o atleta quer ter o resultado antes do ritmo normal ou ideal. Isso acontece quando se tem pressa ou uma vontade de acelerar o processo. Portanto, esse estado de precipitação ou ansiedade acaba por levar o atleta à distração em relação às etapas do processo ou até mesmo de uma jogada previamente ensaiada. Você já deve ter ouvido o termo “pular etapas”.
Causas das distrações
As principais causas das distrações internas são normalmente: pensamentos desassociados, super-analíticos ou fracos.
Pensamentos dessasociados
Nos pensamentos desassociados o atleta tem idéias que fogem demais do contexto ou de sua real capacidade. Neste caso, ele se distrai com essas ideias e tira o foco daquilo que deveria estar executando.
Super analítico
Enquanto isso, o atleta super analítico acaba sofrendo uma espécie de paralisia por excesso de análise. Ou seja, a intenção de buscar o melhor entendimento ou execução, ele acaba se distraindo em suas análises. E assim, desviando sua atenção para o foco principal ou na continuidade do processo em curso.
Pensamento fraco
Já o atleta com pensamento fraco é aquele que sofre pela falta de autoconfiança. E uma vez sem a autoconfiança necessária, o atleta se deixa levar pelas dúvidas e incertezas. E dessa forma, se distrai do foco principal, quer seja nos treinos ou nos jogos.
Eliminando distrações com o coach Marco
É bastante comum que a distração aconteça por consequência da junção de fatores externos e internos. Nestes casos, o atleta demonstra incapacidade ou falta de habilidade em reagir ou administrar um evento externo ficando paralisado ou bloqueado em seus pensamentos. E dessa forma, o atleta paralisa sua atenção e se distrai em seus próprios sentimentos ou pensamentos. Esta confusão física e mental acontece pelas distrações causadas pela sua própria mente.
Quer saber mais? Faça contato! Juntos transformaremos suas distrações em focos de atenção.
Preencha o Formulário