
Você concorda com o plano de jogo elaborado pelo seu técnico?
Plano de Jogo
No esporte de alto desempenho com atletas adultos, a definição de um plano de jogo é fundamental para direcionar a atenção dos atletas. E dessa forma, reduzir incertezas, ansiedades e antecipar-se aos desafios da competição.
Mas quando a preocupação está apenas no resultado, a ansiedade e o stress aumentam. E assim, os fatores de controle e regulação das emoções dos atletas se tornam muito mais difíceis.
Sendo assim, para fazer um plano de jogo, o técnico precisa de uma análise detalhada e específica sobre o adversário. E também sobre os recursos disponíveis em seu elenco. Haja vista que, atualmente os grandes clubes tem um departamento especializado só para analisar o time adversário.
Além dos pontos fortes e fracos do adversário, na hora de elaborar deve-se considerar as condições ambientais, sociais e situacionais específicas daquele momento da competição.
Como é feito um plano de jogo?
Didaticamente, podemos considerar que ele é composto por duas fases. A primeira poderíamos chamar de teórica. Nela, o técnico e, em muitas vezes com a participação dos atletas, elabora o plano. Enquanto isso, na segunda fase treina-se a execução desse plano.
Para que essa execução se transforme em uma ordem tática específica a ser executada pelos jogadores no dia do jogo, é importante que os recursos necessários estejam presentes nos jogadores e na equipe. Ou seja, que cada atleta tenha interiorizado as habilidades e competências específicas e necessárias para o jogo em questão. Neste momento, a convicção do atleta em relação a eficácia do plano de jogo elaborado pelo técnico é fundamental para sua execução em alto desempenho.
Se o atleta confiar plenamente e não tiver dúvidas de como executá-lo, muito mais atenção e concentração ele terá, acessando mais facilmente seus recursos e habilidades.
Recursos
Atenção e concentração, dentre outros, fazem parte dos recursos mentais e emocionais que um coach esportivo ajuda a desenvolver.
Assim, quanto mais poder de persuasão e apresentação de dados relevantes o técnico possuir, maior a adesão e aderência ao plano de jogo ele terá de seus atletas.
Portanto, a preparação específica feita através de um plano de jogo traz benefícios não apenas aos atletas, mas também ao treinador.
E um bom treino com os comportamentos consolidados e altos níveis de adesão, ajudam a melhorar o desempenho do atleta e da equipe. Além de aumentar a autoconfiança e reduzir as tensões.
Quando o atleta tem certeza de que pode executar com sucesso o plano de jogo, uma vez que ele já o praticou, ele se convence que pode vencer seu oponente e ganhar o próximo jogo.
Quer saber mais? Faça contato! Junto, o plano de jogo do seu clube trará resultados ainda melhores.
Preencha o Formulário