Domínio, prática e desempenho

dominio-pratica-e-desempenho-blog-coach-marco-tyskowiski

Existem muitos casos no esporte de atletas habilidosos, mas não chegaram a alcançar seus objetivos. Em alguns casos, lesões, morte precoce ou até uma grande varidade de fatores impossibilitam um craque de se tornar um campeão. Além desses fatores externos, existe fatores internos também. Neste caso, a própria e a força mental do atleta pode ser um obstáculo. Mas para driblar mais esse “adversário” um atleta de alta performance precisa ter domínio, prática e desempenho. Quer saber como? Veja no texto abaixo.

Habilidade x Desempenho

Você domina as principais habilidades do esporte que você pratica?

Existem muitos atletas habilidosos que entregam um excelente desempenho nos jogos. Em contrapartida, existem outros também muito habilidosos, mas que não conseguem ter o mesmo desempenho. Ou seja, ter habilidade é diferente de ter desempenho.

Mas tudo começa com o desenvolvimento das habilidades na fase do aprendizado. Lembra? Caso não se lembre ou não tenha assistido, veja o vídeo sobre aprendizado, treinamento e aprimoramento.

Dessa forma, juntamente com as habilidades técnicas e gestos esportivos específicos, o atleta precisa desenvolver também algumas habilidades cognitivas. E essas vão ajudar e muito no seu desempenho e nas tomadas de decisões.

Domínio, prática e desempenho


Para que essas habilidades cognitivas sejam desenvolvidas de forma efetiva o coach deve trabalhar algumas chaves mentais. E esse é pelo menos um dos motivos que a presença de um coach esportivo nos clubes de alta performance vem ganhando espaço.

Se você ou seus atletas já dominam suficientemente essas habilidades é o momento de pratica-las. Nesta fase, três condições são necessárias:

1-      Domínio das habilidades treinadas;

2-      Condições físicas e nutricionais adequadas para o esforço exigido;

3-      Estado de disposição mental apropriado.

Se essas três condições não estiverem presentes, a incorporação dos recursos se prejudica. E assim, o comportamento esportivo de alta performance não se consolida.

A repetição é uma prática que normalmente diminui a motivação do atleta reduzindo sua adesão ao treino. Por isso, o modelo mental do atleta precisa se ajustar e equilibrar para suportar as exigências e manter o alto grau de interesse e participação.


Conte com o coach Marco

Se o atleta já domina as habilidades técnicas praticando-as com eficiência é o momento de avaliar se ele atinge os objetivos de desempenho nos treinos. E posteriormente, compará-los com o desempenho nos jogos.

Se o desempenho do atleta nos jogos for igual ou superior aos dos treinos, o coach deve manter só a fórmula. Caso não seja, caberá a ele fazer as correções necessárias.

Muitas vezes, essa diferença entre o desempenho nos treinos e nos jogos pode ser por conta de aspectos mentais ou emocionais. E assim, novamente, a presença de um coach esportivo pode ser de grande valia.

Quer saber mais? Faça contato! Juntos dominaremos e ampliaremos suas habilidades.

Preencha o Formulário

Compartilhe